Estudantes do IFMT-Campus Barra do Garças publicam três ebooks sobre Renda Fixa

Publicado por: Campus Barra do Garças / 2 de Março de 2021 às 09:32

Estudantes do curso técnico em administração, com a orientação do professor de economia, elaboraram e publicaram três e-books sobre investimento em Renda Fixa. Os e-books são resultados do projeto de Emancipação Financeira, que visa orientar sobre questões que vão desde renda fixa, investimentos e outros.

O intuito das publicações é de trazer uma linguagem acessível à população, principalmente aos jovens estudantes, para que esses termos e essas opções complexas sejam acessíveis ao grande público, explica o professor Felipe Deodato, coordenador do projeto Emancipação Financeira. “Foram três e-books criados pelos alunos do projeto Emancipação Financeira que também são alunos do curso de administração. O primeiro e-book fala sobre Introdução à Renda Fixa, onde é explicado o que é renda fixa, quais as vantagens e desvantagens, qual a segurança desse investimento, índices e taxas, e alguns tópicos especiais como a importância do fundo garantidor de crédito para esse tipo de investimento. O segundo é sobre os investimentos mais seguros na renda fixa, onde é falado sobre poupança e investimentos em títulos públicos. Por fim, o terceiro é sobre opções de renda fixa associadas à instituições privadas, tais como CDB, debêntures, CRI/CRA e LCI/LCA”.

“Os e-books foram escritos pelos alunos Antônio Vinícius e Matheus Félix, e editado pela aluna Brenda Chalegra, todos do curso técnico em administração. Eu, como coordenador do projeto, revisei o material, mas o crédito da autoria é toda deles” explica o professor Felipe.

Para o estudante Antônio Vinícius, o projeto agregou muito conhecimento: “Foi ótimo para mim, porque o projeto é de um tema que eu acho muito interessante e com todas as atividades que fiz no decorrer do projeto, consegui me aprofundar mais ainda no tema. Graças ao projeto eu melhorei meu trabalho em equipe e minha experiência com a plataforma do Instagram, o que me deixou bem mais ativo nessa área”.

O aluno Matheus Felix diz que aprendeu muito com o projeto: “Foi ótimo! Pois, além dos aprendizados técnicos da área de educação financeira e economia, foi trabalhado muito a parte de planejamento, organização, cumprimento de metas, padrões, proatividade para expressar as ideias e divisão do trabalho para a área que cada um se encaixa melhor. Aprendemos bastante coisa, além do tema central do projeto, que é a Educação Financeira.”

Sobre o projeto Emancipação Financeira

O projeto emancipação financeira é coordenado pelo professor Felipe Deodato e foi financiado pelo edital de extensão IFMT nº 17/2020, iniciado em agosto de 2020 com encerramento para esse mês de fevereiro de 2021.

Visa estabelecer uma iniciativa de educação financeira para os jovens estudantes que estão cada vez mais cedo adentrando no mercado e obtendo contato com opções mais complexas de transações financeiras.

Inicialmente, as ações eram todas presenciais, porém com a pandemia, resolvemos nos concentrar apenas nas redes sociais.

Os participantes do projeto foram o professor Felipe Deodato da Silva e Silva (Coordenador), os discentes Antônio Vinícius Fernandes Nascimento, Brenda Chalegra Boechat, Eloiza de Lima Moraes, Matheus Feliz Rodrigues, Walison da Silva Mello, Yuri Fernandes dos Santos, Glauco Enrico Matos de Oliveira e o professor Gleiner Rogerys Marques de Queiroz.

Algumas ações do projeto Emancipação Financeira

Foi criado um perfil do Instagram com publicações periodicamente. Atualmente apresenta 63 postagens (https://www.instagram.com/emancipacaofinanceira_ifmt/)

Também foram realizadas três lives e dois minicursos que poderão ser acessados no canal do YouTube do professor Felipe, na playlist de educação financeira (https://www.youtube.com/playlist?list=PLHJAt4GnkDYtFiQh6TDvW5jyLJe-AoZ3N).

O projeto tem um site, onde foi centralizado todos os conteúdos gerados. (https://emancipacaofinanceira.wordpress.com/)

De acordo com o professor Felipe, foi iniciado a elaboração de um aplicativo de gestão financeira, mas que ainda não foi finalizado. “Esperamos dar continuidade nessa atividade no próximo ano letivo, pois pretendemos dar continuidade às nossas ações em 2021. Submetemos dois resumos na Work IF de 2021 e estamos ansiosos para apresentar o projeto à comunidade do IFMT.”

Para finalizar essa etapa do projeto, os participantes elaboraram um vídeo de encerramento que poderá ser visto tanto no canal do YouTube quanto no perfil do Instagram.