Colação de Grau e Formatura do IFMT Barra do Garças: alunos superam desafios de inclusão

Publicado por: Campus Barra do Garças / 2 de Abril de 2024 às 10:48

Na última quarta-feira, 27 de março de 2024, às 19h, na Igreja Assembleia de Deus, o IFMT Campus Barra do Garças, realizou as Solenidades de Colação de Grau do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, em conjunto com a Formatura dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio: Administração, Agropecuária, Controle Ambiental, Informática e do Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática.

A cerimônia contou com a presença dos familiares dos formandos, do diretor executivo Cristovam Albano da Silva Junior, representando o reitor do IFMT, Julio César dos Santos, da diretora-geral do Campus Barra do Garças, professora Renata Francisca Ferreira Lopes, do diretor sistêmico de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades, Leonardo Santana de Lima, do secretário de Educação do município de Barra do Garças, professor Severino Souza Dos Santos, da secretária de Educação do município de Pontal do Araguaia, representada pela assessora Laís Gomes e demais membros da equipe acadêmica do campus.

Um dos momentos marcantes da cerimônia para a comunidade do campus foi a graduação de José Roberto Tserenhariwe Runhmri, o primeiro indígena a se formar no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública em Barra do Garças.

Inclusão e tratamento com equidade a todos os estudantes

Outro destaque foi a história de superação protagonizada pelo aluno Gabriel Soares Faria, do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio. Gabriel enfrentou um sério problema de saúde que o levou à tetraplegia aos 16 anos, durante o segundo ano do curso.

Em 2017, o estudante passou a receber o Atendimento Educacional Especializado, cujo objetivo era flexibilizar o Projeto Pedagógico, através dos Planos de Ensino Individualizados das disciplinas do Curso Técnico em Comércio. Após sete anos este trabalho foi finalizado com êxito.

A conclusão dos estudos é o resultado da soma dos esforços de sua mãe, Rosicléia Soares, dos coordenadores do curso, da equipe técnica e, principalmente, dos professores do campus que enfrentaram este desafio. Através do apoio ao Gabriel o trabalho na área da inclusão ganhou força no Campus Barra do Garças que, atualmente, conta com uma coordenação de políticas inclusivas, que propicia justiça social, presente nas políticas públicas educacionais, que visam o tratamento com equidade para todos os indivíduos.

“Cada estudante que conclui seus estudos em nossa instituição traz suas próprias histórias de desafios, de superação e de sucesso. Fazer parte desta importante conquista na vida de nossos jovens e participar ativamente de suas formações é o que engrandece o trabalho de toda a nossa equipe e faz a existência de cada um dos 19 campi da nossa instituição valer a pena”, ressaltou Renata Lopes, diretora-geral do campus.