IFMT-Campus Barra do Garças promove Circuito de Arte e Cultura

Publicado por: Campus Barra do Garças / 8 de Novembro de 2022 às 10:48

Foi realizado no início de novembro o “Circuito de Arte e Cultura do IFMT - Campus Barra do Garças”, evento que mostrou para a população regional diversos trabalhos culturais feitos por estudantes do IFMT-Barra do Garças e também pela comunidade externa. O Circuito aconteceu no Centro Cultural Valdon Varjão, nos dias 03 e 04.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora de artes Ynaê Cortez, o Circuito contemplou múltiplas linguagens com objetivo de difundir a arte e cultura na região. ”O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e teve grande participação da comunidade. A programação contou com mostra de audiovisual, teatro, artes visuais, dança, capoeira, apresentações musicais e arte urbana.Também teve uma programação especial sobre o dia da consciência negra com a mesa redonda “Consciência Negra: Educação Antirracista” e apresentações de capoeira, carimbó e maculelê. O Circuito de Arte e Cultura deu visibilidade aos artistas do campus que puderam apresentar suas produções a comunidade e também promoveu a difusão das produções artísticas da cidade de Barra do Garças” enfatiza a professora Ynaê Cortez.

O aluno Andrey Ryan Carvalho, do segundo ano do curso técnico em Agropecuária, participou do Circuito com a apresentação de “Dança Contemporânea”. Para ele, o evento foi bom e bem organizado. “Sobre a nossa apresentação, estamos ensaiando tem um tempinho, umas três semanas. Foi muito bom e deu tudo certo. Já no evento as melhores apresentações foram com a capoeira, o pessoal da consciência negra. Assistir eles tocando foi massa”. A apresentação de “Dança Contemporânea” faz parte do projeto de extensão “Filosofia e dança: pensar e mover para a liberdade” desenvolvido pela professora de Filosofia Nayara Reis.

Já o estudante Paulo Isaias, do segundo ano do curso técnico em Agropecuária, contribuiu com a cobertura fotográfica do circuito. “Foi uma experiência muito boa, as apresentações foram muito interessantes e eu estava a frente do evento fotografando. Foi difícil e desafiador, ainda mais com as apresentações de capoeira e dança, que tem muitos movimentos para pegar um ângulo bom. Então foi desafiador, corrido e incrível!” ressalta Paulo.

As fotos que ilustram essa matéria foram tiradas pelo aluno Paulo Isaias, com exceção da foto abaixo, tirada pela aluna Giovana Lehnen.

Crédito da Foto: Giovana Lehnen

Se quiser conhecer mais sobre os projetos de extensão do nosso campus siga:

@circuito_ifmt_bag
@teatrodesengunda