IFMT e Universia lançam Plataforma Digital para divulgar estágios e empregos

Publicado por: Reitoria / 19 de Outubro de 2022 às 15:04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), aderiu ao acordo de cooperação em convênio firmado pela Universia e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O convênio atende a demanda de divulgação de vagas de estágio e emprego através de uma plataforma digital, aberta para estudantes, egressos e toda a comunidade.

A Universia é uma empresa de educação e empregabilidade, conveniada em mais de 20 países e oferece conteúdos, cursos e programas de orientação acadêmica e profissional.

O coordenador de egressos e relação com o mundo do trabalho, Bruno Coutinho destaca a importância da ação como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem profissional, impulsionando oportunidades de vagas de estágios para os estudantes.

"Outro aspecto importante da plataforma é estreitar as relações do IFMT com as empresas,  ao fomentar oportunidade de estágios e emprego a estudantes, egressos e comunidade externa, demonstrando o caráter social que se pretende alcançar, estabelecendo essa interface com a sociedade."

O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, enfatizou que esta parceria com a Universia Jobs atende a demanda de fortalecimento das ações relacionadas ao mundo do trabalho.

"Com a implementação da ferramenta, oficialmente atingimos a meta de implantação da agência digital de vagas de estágios e emprego do IFMT. Assim, alcançamos uma importante meta institucional, que contribuirá significativamente com toda a comunidade na busca por oportunidades no mundo do trabalho."

A plataforma

Para atender a demanda do IFMT, a Universia realizou a customização da plataforma com os layouts e logos da instituição, que assegurou a autonomia da plataforma, permitindo que as empresas cadastrem suas vagas de estágios e empregos, após cadastro prévio e validação das informações dentro do portal.

A plataforma possibilita maior interface entre empresas, estudantes, egressos e comunidade, estabelecendo um ponto focal para a busca de vagas e oportunidade no mundo do trabalho.

Do ponto de vista operacional, a gestão do portal é descentralizada, e cada campus terá autonomia para também gerir as informações sobre as vagas a serem divulgadas, sendo através do setor de extensão ou setor de estágio do campus.

O  administrador terá acesso a importantes funcionalidades, a exemplo do painel com análise  dos perfis de vagas mais demandadas. Os estudantes, egressos e comunidade, por sua vez, devem criar uma conta na  plataforma https://jobboard.universia.net/agenciadigitalifmt para ter acesso às ofertas disponíveis, candidatar-se a elas e acompanhar o andamento das candidaturas.

Caso desejem, eles também podem cadastrar seu currículo e indicar seus interesses e expectativas, o que ajuda as empresas a localizarem mais facilmente o perfil que procuram.

Como se cadastrar

O gestor da empresa deverá acessar o site do portal, clicar no botão ‘Como Empresa’ e fornecer nome da empresa, e-mail corporativo, senha, aceitar os termos e condições, razão social, NIF/CIF, setor de atividade, n° de empregados, direção postal, logo da empresa e dados de contato do responsável. As validações dos dados podem levar até 48 horas.

Já os estudantes e egressos interessados em uma vaga devem acessar o site do portal e clicar no botão ‘Como Candidato’, fornecendo os seguintes dados: nome completo, e-mail, senha, data de nascimento, país de residência e aceitar os termos e condições.

Uma das vantagens da plataforma são os filtros de pesquisa avançada, ou seja, é possível refinar as buscas por vagas de acordo com seu interesse e perfil.

Confira os manuais orientativos da Plataforma Universia Jobs, em anexo.