IFMT lançará Profuncionário com oferta de mais de 2 mil vagas; live explicará edital

Publicado por: Reitoria / 25 de Outubro de 2022 às 15:06

Para esclarecer mais detalhes do edital e do processo seletivo o IFMT realizará uma live de lançamento do edital na quinta-feira dia 03/11, às 08h, no canal do IFMT Oficial, para servidores e interessados.

Na semana do servidor público, o IFMT lançará de forma Institucional, sem fomento dos governos federal ou estadual, o processo seletivo para a oferta dos cursos Técnicos subsequentes que compõem o Profuncionário.

Serão oferecidos 4 cursos técnicos, que visam profissionalizar os funcionários da carreira de apoio e técnicos da educação básica do estado de Mato Grosso e da Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Serão ofertadas ao todo 2291 vagas, sendo 2240 vagas exclusivas para funcionários efetivos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), das quais 820 são destinadas ao Curso de Infraestrutura Escolar, 630 ao curso de Alimentação Escolar, 670 para Secretaria Escolar e 120 para Multimeios Didáticos, e 51 vagas para os servidores da secretaria de educação do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, distribuídas entre os 4 cursos.

Para esclarecer mais detalhes do edital e do processo seletivo o IFMT realizará uma live de lançamento do edital na quinta-feira dia 03/11, às 08h.

Participe pelo link.

As vagas foram distribuídas nos 19 campi do IFMT segundo levantamento realizado pela instituição junto aos próprios servidores, que responderam quanto ao campus que mais se aproximava da sua localidade.

O Processo Seletivo segue todas as normas e leis quanto a reservas de vagas para deficientes e pessoas que cursaram ensino médio em escola pública. No caso de não preenchimento das cotas, as vagas são destinadas à ampla concorrência.

Assim como nas ofertas anteriores, quando do Programa Profuncionário, o critério de seleção será maior tempo de serviço. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição nos casos previstos no edital.  Os cursos serão realizados na modalidade a distância, com encontros presenciais nos Campi do IFMT e duração de 18 meses.

Valorização da profissionalização

A diretora do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), Larissa Medeiros Taques, explicou que após a descontinuidade do Programa Profuncionário fomentado pelo Governo Federal, essa é a primeira oferta institucional dos cursos técnicos, com quantitativos de vagas maiores do que a última oferta em 2017.

“Essa proposta ousada do IFMT, em termos de quantitativos de vagas institucionais, mostra que a instituição entende a importância da profissionalização dos funcionários das escolas públicas e visa atender a demanda desses funcionários que desde 2017 aguardaram pela oportunidade dessa profissionalização”, afirmou a diretora.

O IFMT pretende tornar regular ou anual a oferta desses cursos, visando continuar a profissionalização dos servidores e atender a toda a demanda existente.

Marcadores: ifmt_1