IFMT participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado por: Reitoria / 19 de Outubro de 2022 às 17:03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), é um dos parceiros institucionais da 19ª Edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT, evento oficial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que acontece em Cuiabá, no período de 18 a 20 de outubro.

A temática escolhida para a edição de 2022 é o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), o evento está sendo realizado em formato híbrido, e a estrutura presencial está instalada na Escola Técnica e Profissional Estadual de Cuiabá. No local ocorrem exposições das instituições parceiras, a XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – MECTI, exposições de projetos, talks, palestras e oficinas, permitindo a visitação presencial das 8h às 17h, nos dias 19 e 20 de outubro.

Para a edição de 2022, o IFMT trouxe um estande voltado para a divulgação de seus cursos e campi, tendo como expositores servidores e estudantes dos campi Bela Vista e Várzea Grande.

A participação virtual das atividades pode ser realizada por meio do canal da Seciteci no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg )

Parcerias

Na abertura oficial, ocorrida em 18 de outubro, o reitor do IFMT, professor Julio César dos Santos, destacou as importantes parcerias firmadas com o governo do Estado de Mato Grosso, principalmente por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat).

"Estamos atuando de forma eficaz no fomento de ações estratégicas junto às Instituições de Ensino Superior em MT, promovendo o desenvolvimento tecnológico, inovador e a formação qualificada da população. Destaco ainda que as parcerias entre essas instituições farão a diferença para o crescimento do estado e o protagonismo individual de cada uma.”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como público principal, estudantes de escolas públicas e particulares, que cursam os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e superior.

A chefe do departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Marques Caldeira,  explica que para o IFMT é estratégica a participação neste evento. "Mostramos para esse público o que podemos oferecer em oportunidades de formação e as possibilidades de participação em ações e projetos de pesquisa e inovação.”

Interesse em participar

As atividades realizadas pelo IFMT junto a SNCT são coordenadas pelo departamento de Inovação Tecnológica (DPIT), correalizador do evento. Os campi que desejarem enviar projetos ou participar de atividades nas próximas edições podem manifestar o interesse junto ao departamento.