Interpretes de LIBRAS e aluno surdo realizam curso específico para funcionários da Caixa Econômica Federal

Publicado por: Campus Barra do Garças / 12 de Abril de 2022 às 05:24

Com o intuito de promover a inclusão através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), as interpretes do IFMT-Campus Barra do Garças Deniza Luiza Adorno e Luciane Ana de Oliveira, com o aluno Marcelo Duarte, que é surdo, estão ofertando um curso para os funcionários da Caixa Econômica Federal.

Segundo a intérprete de LIBRAS, Deniza Adorno, o objetivo do curso é promover a inclusão: “É um projeto de extensão que nós ofertamos na Caixa uma vez por semana, com 20 horas de duração no total. O objetivo é incluir o Marcelo para ele ter uma boa comunicação e também porque a Caixa Econômica recebe pessoas surdas na agência. Se o funcionário souber e tiver uma comunicação mínima com o surdo, ajudará bastante esse primeiro momento. Também é promover a inclusão, a comunicação e ajudar o Marcelo a ser inserido no mercado de trabalho ao qual ele conseguiu sendo aluno do campus.” argumenta a intérprete Deniza.

Marcelo Duarte é surdo, aluno do 3º ano do curso técnico em Alimentos do IFMT-Campus Barra do Garças e há um mês está fazendo estágio na Caixa Econômica Federal. O estágio tem a duração de um ano e pode ser prorrogado para mais um. Está aprendendo bastante e se sentindo muito bem acolhido pela equipe. “Acho a experiência ótima, foi a primeira vez que eu tive acesso à Caixa. Me senti muito bem com essa acessibilidade que estou tendo com os profissionais da Caixa. Fomos nos conhecendo e estamos começando a ter uma experiência de comunicação. Isso é um grande desafio, contato e a comunicação para mim. Já combinei com a equipe de se expressarem bem devagar para que eu possa fazer a oralização, ou escreverem o texto, às vezes eu entendo e às vezes não. Eles já conhecem alguns sinais e eu consigo ter um entendimento melhor com eles. É muito importante o curso de LIBRAS na agência, porque é fácil a comunicação e é mais rápido do que oralizar ou escrever.” enfatiza Marcelo.

Ao todo são quinze funcionários participando do curso, incluindo o gerente-geral Aurício Martins. “Além de ser uma oportunidade para o Marcelo, é uma oportunidade ainda maior para nós da agência de conhecer a realidade e os problemas que o surdo enfrenta na sociedade. Na última aula o Marcelo contou a sua história e das dificuldades que já passou. A caixa tem uma missão social muito forte e uma das condições que a caixa coloca é que o menor aprendiz seja de família carente e o estagiário frequente uma escola pública. A intenção da Caixa é de ajudar e promover o desenvolvimento dessas pessoas. É muito importante essa integração do Marcelo com a equipe e da equipe com ele, para conseguirmos preparar um profissional para o mercado de trabalho. O Marcelo tem se saído muito bem, na verdade, a dificuldade maior acho é nossa, de passar as atribuições para ele. Mas já estamos conseguindo, estamos nos adaptando”. Explica o gerente-geral Aurício Martins.

A intérprete Luciane destaca a importância do projeto de ensino de LIBRAS. “O projeto de extensão é para fazer a disseminação da LIBRAS para a comunidade interna e externa. Promove a comunicação do nosso aluno no campus e nesse período de estágio. O projeto vem para somar com a sociedade. No IFMT-Campus Barra do Garças nós promovemos a inclusão e acessibilidade, e uma preocupação em trazer a comunicação de forma confortável para o aluno surdo na própria língua dele. Nós estamos bem felizes por esse projeto que tem em torno de quinze alunos e que traz para o nosso campus uma visibilidade de um outro ângulo. O IFMT-Campus Barra do Garças está aberto para fazer parcerias com outras instituições que estiverem interesse no curso de LIBRAS”.