Minha experiência na Argentina (um relato de viagem)

Publicado por: Campus Barra do Garças / 27 de Dezembro de 2023 às 10:17

Me chamo Dalyla Ribeiro, sou estudante de Gestão Pública no IFMT-Campus Barra do Garças, e neste ano tive a incrível oportunidade de viajar para a Argentina, por intermédio da AFS Intercultura Brasil, uma ONG da qual sou voluntária desde 2018. A viagem foi custeada com recursos da Assistência Estudantil do campus, por meio de edital de participação em eventos.

A viagem teve como objetivo participar do evento "Formivate", que visava formar, motivar voluntários e a interculturalidade entre os países participantes. Durante o evento, foram realizadas diversas atividades relacionadas ao voluntariado, como fortalecimento do engajamento do comitê na cidade, motivação, treinamento para lidar com intercambistas desmotivados, marketing, divulgação, gestão de comitê, atividades de orientação, reflexão sobre diversidade, recrutamento e seleção e “Ciclo de Vida” do voluntário.

Essa foi minha primeira experiência visitando outro país, e posso afirmar que foi simplesmente maravilhosa. Tive a oportunidade de conhecer pessoas da Argentina, do Uruguai e de diversas regiões do Brasil. A semana foi repleta de emoções, aprendizados e, claro, alguns desafios. Durante essa experiência, me senti verdadeiramente como uma intercambista, especialmente porque embarquei sem dominar o espanhol. Inicialmente, havia o receio de não conseguir me comunicar direito, mas, para minha surpresa, tudo ocorreu bem.

Durante os dias em que fiquei na Argentina pude visitar alguns pontos turísticos da cidade, como o Cemitério da Recoleta, o Caminito, os estádios do Boca Juniors e do River Plate, a livraria Al Ateneo, o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) onde pude ver obras originais de Frida Kahlo e o Abaporu, de Tarsila do Amaral. Passei por San Telmo para ver a Mafalda, explorei Puerto Madero com a deslumbrante Puente de la Mujer sobre o Rio de la Plata, e fiz um tour pelo centro de Buenos Aires, onde visitei a Casa Rosada, o Obelisco, o Banco de La Nacion Argentina e o Palácio Barolo, inspirado na obra "Divina Comédia" de Dante Alighieri.

Enfim, foi uma experiência incrível, onde conheci pessoas maravilhosas. Me tornei uma cidadã global. Nunca imaginei que gostaria tanto desse lugar, e tudo isso só foi possível graças ao apoio do IFMT - Campus Barra do Garças. Sem a contribuição da instituição, essa viagem não teria se concretizado.