Prefeitura de Aragarças e Pontal do Araguaia fazem parceria para transportar estudantes até o IFMT-Campus Barra do Garças

Publicado por: Campus Barra do Garças / 26 de Maio de 2022 às 06:28

A prefeitura de Aragarças-GO, por meio de seu prefeito, Sr. Ricardo Galvão, a prefeitura de Pontal do Araguaia-MT, por meio do prefeito Adelcino Francisco Lopo, e o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra Garças, firmaram parceria  para transportar estudantes de Pontal do Araguaia até o IFMT, sendo que o veículo escolar foi cedido pela secretaria municipal de educação de Aragarças-GO.

A secretária de educação de Pontal do Araguaia, Wandeir Silverina da Silva Sousa, discorre sobre esse assunto “ estamos trabalhando em parceria com os municípios vizinhos para atender as necessidades dos estudantes com o objetivo de promover uma política educacional que contemple a melhoria da qualidade da educação e garanta ao ser humano  condições para que se desenvolvam enquanto cidadãos para serem sujeitos ativos capazes de transformar a sociedade”.

Para o campus Barra do Garças esta inédita parceria - mediada pela equipe do campus - transforma as possibilidades de acesso dos estudantes pontalenses. Com o fim das aulas remotas, este antigo desafio voltou à tona. A prefeitura de Pontal do Araguaia atende a uma extensa área de transporte das escolas da zona rural com poucos ônibus e em condições precárias. Contudo, a prefeitura de Pontal, por meio de sua Secretaria de Educação, não tem medido esforços para proporcionar o acesso dos estudantes ao campus. Com a situação das rotas e quantitativo dos ônibus apresentados, a secretaria vinha concedendo transporte aos estudantes apenas na entrada no período da manhã. Como os ônibus atendem primeiro a zona rural, o transporte acabava chegando atrasado no campus algumas vezes e, em outras, precisava de manutenção nas estradas, inviabilizando a finalização da rota e busca dos estudantes nos pontos para transporte ao IFMT.

No mês de março este tema já foi pauta de uma reunião entre a equipe gestora do campus Barra do Garças e o Dep. Federal, Emanuel Neto, bem como entre esses e o prefeito de Pontal do Araguaia, sr. Adelcino Lopo.

Recentemente, a medida encontrada foi solicitar uma reunião mediada pela equipe do IFMT junto aos dois municípios atendidos pela instituição: Aragarças-GO e Pontal do Araguaia-MT. Na ocasião, foi solicitado à Secretaria de Educação de Aragarças, por meio de seu assessor, Marcelo Nunes de Oliveira e à responsável pelo transporte escolar, Josilda de Souza Reges Azevedo, o empréstimo de ônibus para transporte dos estudantes de Pontal, sendo que as despesas com o referido transporte seriam de responsabilidade do município de Pontal do Araguaia.

Após a solicitação, tivemos respostas positivas da prefeitura de Aragarças e da Secretaria de Educação do município. Ambos os municípios se organizaram com relação à formalização do pedido e o campus Barra do Garças recebe os estudantes pontualmente no campus todos os dias. O mesmo transporte leva os estudantes ao final da manhã nos pontos combinados na cidade de Pontal. Além disso, como a parceria fora realizada para atender o turno matutino, para sanar os desafios do transporte no período do contraturno, por meio de sua Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão e Comissão do Edital de Alimentação e Transporte, foram incluídas vagas de auxílio transporte aos estudantes do Pontal, que puderam concorrer ao auxílio. O edital está em andamento e análise da comissão.