início do conteúdo

Justificativa

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) tem como missão precípua à promoção da educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino, pesquisa e extensão, pautando-se no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Sua ação norteia-se pela difusão de conhecimento científico e tecnológico, estimulando a pesquisa aplicada e a oferta de soluções que beneficiem a comunidade.

Assim, a realização da III Jornada de Ciência e Tecnologia do IFMT – Campus Barra do Garças – Ciência, Tecnologia e Inovação sob perspectivas sustentáveis para o desenvolvimento do Araguaia, justifica-se por conjugar ensino, pesquisa e extensão, proporcionando, à comunidade interna e externa, palestras com pesquisadores de notório saber quanto ao tema abordado, comunicações orais de alunos bolsistas de projetos de pesquisa, oferta de minicursos, mostra de cursos, entre outras atividades relacionadas à divulgação científica e tecnológica. Estas atividades são de grande importância para a comunidade, visto que garantem troca de conhecimento e experiências entre os vários pesquisadores presentes e estimula pesquisadores, professores e alunos a realizarem pesquisas neste Instituto ou fora dele.

Além disso, a III Jornada apresenta relevância no contexto regional, pois, tanto a cidade (Barra do Garças) em que ela ocorrerá é considerada a principal da região conhecida como Vale do Araguaia, quanto o local (IFMT – Campus Barra do Garças) que o evento será organizado se revela uma das mais importantes instituições de ensino do Estado, assim, o resultado da soma dessas variáveis proporcionará grande potencial de participantes. Por sua vez, os participantes poderão realizar importantes reflexões sobre as peculiaridades e potencialidades locais e regionais, bem como, serão instigados a ingressarem na pesquisa, a refletirem novas soluções, a desenvolverem o espírito crítico; sendo levados a nova (re)ação ante sua realidade contextual.

Em suma, eventos como este têm como finalidade contribuir para a superação de desigualdades educacionais, sociais e regionais, por meio do fomento à pesquisa aplicada, da interação entre os membros de toda comunidade, possibilitando a promoção de inovações que contribuirão com o desenvolvimento da região do Araguaia.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças

Estrada de Acesso à BR-158, Rua José Maurício Zampa, s/nº, Loteamento BR-070, CEP 78605-099

Telefone: (66) 3402-0100

Barra do Garças/MT